A Triunfo Transbrasiliana, Concessionária que administra a BR-153/SP, tem mais um motivo para comemorar. A Companhia venceu na última quarta-feira (20) o Prêmio Via Viva 2021 – Seminário Socioambiental em Infraestrutura de Transporte, cujo tema foi “Investimento Verde e Resiliência”, na categoria setor “Rodoviário”.
Durante a 5ª edição do evento, realizado entre os dias 19 e 21/10 no YouTube, o Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, reconheceu sete projetos ligados à infraestrutura de transportes pelas boas práticas em gestão socioambiental. Os vencedores do prêmio tiveram como base o Índice de Desempenho Ambiental (IDA) para o setor de infraestrutura de transportes.
O IDA avalia e estimula boas práticas em gestão socioambiental e tem o objetivo de verificar a evolução qualitativa e o comprometimento socioambiental do setor, devendo servir de parâmetro para avaliar a eficácia e a qualidade da gestão ambiental nos empreendimentos de infraestrutura de transportes. A empresa já foi a mais bem avaliada as entre concessionárias de rodovias federais pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), no IDA, em duas oportunidades: 2020 e 2021.
Para o Diretor Presidente da Triunfo Transbrasiliana, Marcos Pereira, o prêmio demonstra o compromisso da Companhia com o meio ambiente. “A responsabilidade ambiental faz parte da nossa estratégia de negócios e do nosso dia a dia. As boas práticas estão presentes desde o cumprimento da legislação vigente, passando por iniciativas internas, programas e projetos inovadores de educação ambiental. Estamos orgulhosos com mais esta conquista e por contribuir para o desenvolvimento sustentável das nossas operações”, ressaltou.
Pacto Global
As ações sustentáveis da Triunfo Transbrasiliana vão ao encontro dos compromissos assumidos junto ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo diretamente para o atingimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesta agenda estão previstas ações mundiais em diversas áreas, incluindo, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, entre outros.