Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54% casos a cada 100 mil mulheres. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.
Apoiadora do movimento Outubro Rosa, a Triunfo Transbrasiliana, Concessionária que administra a BR-153/SP, reforça a necessidade do cuidado com a saúde da mulher por meio da campanha “Mulher: seu corpo, sua vida”, do Ministério da Saúde. As peças trazem informações sobre o poder feminino, o autocuidado e a importância da detecção precoce da doença para salvar vidas.
A conscientização, o autoconhecimento e o acesso a consultas e exames preventivos é fundamental para a identificação de possíveis alterações no corpo, garantindo um diagnóstico precoce de vários tipos de doenças e também do câncer. Entre os fatores de risco relacionados ao câncer estão a obesidade, o tabagismo e incluem também os maus hábitos alimentares (elevada prevalência de consumo de alimentos ultraprocessados).
A divulgação da campanha será feita em todos os canais de comunicação da companhia, como: Painéis de Mensagens Variáveis (PMV’s), site institucional (www.triunfotransbrasiliana.com.br), Instagram (@triunfotransbrasiliana) e LinkedIn.
Recomendações
É importante que as mulheres estejam sempre atentas aos sinais e sintomas suspeitos do câncer de mama:
- Caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor.
- Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
- Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
A detectar um desses sinais, procure um médico imediatamente para uma melhor avalição clínica. Caso precise, ligue para o Disque Saúde 136.
Para saber mais sobre a campanha “Mulher: seu corpo, sua vida”, acesse: https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/2024/outubro-rosa
Assista ao vídeo da campanha abaixo!