De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), o uso do cinto de segurança reduz em até 60% o risco de morte e ferimentos graves para passageiros nos bancos dianteiros e em até 44% para aqueles sentados nos bancos traseiros de um veículo envolvido em sinistro de trânsito. Entretanto, muitos viajantes ignoram o uso deste equipamento de proteção.
O dispositivo reduz significativamente o risco de mortes e lesões graves em acidentes, impedindo que os passageiros sejam arremessados para fora do veículo e evitando choques contra o para-brisa e o painel. No banco traseiro, o dispositivo é igualmente essencial, pois passageiros desprotegidos podem ser projetados para frente com força suficiente para ferir a si mesmos e outras pessoas no veículo.
Para incentivar o uso do cinto de segurança, a Triunfo Transbrasiliana, concessionária que administra a BR-153/SP, lança neste mês a campanha educativa “Seja Responsável! Use o Cinto de Segurança. Inclusive no Banco de Trás!”. O objetivo é conscientizar motoristas e passageiros sobre a importância do uso do equipamento, independentemente da posição ocupada no veículo.
“Em uma colisão, todos dentro do veículo podem sofrer lesões. Portanto, quem está no banco traseiro também é obrigado a usar o dispositivo de segurança. Infelizmente, existe a falsa sensação de que no banco de trás estamos mais protegidos e, por isso, muitos deixam de usá-lo. Nosso objetivo é chamar a atenção tanto dos motoristas quanto dos passageiros para a utilização de um dispositivo que salva vidas”, explica Daniel Victorino, Diretor de Engenharia e Operações da concessionária.
A campanha será divulgada em diversos canais de comunicação da empresa, incluindo cartazes fixados nas cabines das praças de pedágio, mensagens de conscientização nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) ao longo da rodovia e publicações nas redes sociais LinkedIn, Instagram (@triunfotransbrasiliana) e X (@br153sp).
Infração de Trânsito
No Brasil, o uso do cinto é obrigatório por lei, e o descumprimento — seja o motorista ou o passageiro — é considerado uma infração grave, conforme o artigo 167 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O motorista infrator está sujeito a uma multa de R$ 195,23, além da perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O uso correto do cinto de segurança não apenas evita penalidades, mas também salva vidas. Proteja-se e proteja os outros: use sempre o cinto de segurança!