A Triunfo Transbrasiliana, Concessionária que administra a BR-153/SP, tem como compromisso prestar serviços de excelência aos seus usuários. São investimentos diários para que o deslocamento daqueles que trafegam na rodovia seja cada vez mais seguro e confortável. Este trabalho, além de ser prática essencial da Companhia, é reconhecido pela norma internacional ISO 9001, que certifica a qualidade dos serviços prestados e a busca do aperfeiçoamento contínuo dos processos que assegurem a confiabilidade das operações.
Um moderno Centro de Controle e Operações – CCO monitora a rodovia 24h por dia, por meio de 122 câmeras de segurança, garantindo agilidade no atendimento a emergências médicas e socorros mecânicos. Nos últimos 10 anos, desde início da Concessão, de 2008 a 2018, foram realizados mais de 497 mil atendimentos aos usuários na rodovia. Somente no último ano, em 2018, foram realizados 43.933 mil atendimentos. Os números representam atendimentos de recursos da Concessionária como veículos de inspeção de tráfego, guinchos leves, guinchos pesados, ambulâncias de resgate, UTI’s Móveis, caminhão-pipa para combate a incêndio e um caminhão de captura animal.
De acordo com o Gerente de Operações da Triunfo Transbrasiliana, Vlademir Barradel, “a Triunfo Transbrasiliana conta com uma estrutura operacional que envolve diversos profissionais especializados. Os usuários têm à disposição serviços como: atendimento pré-hospitalar, socorro mecânico, resgate de animais na pista, viatura para combate a incêndio, inspeção de tráfego constante e telefone 0800 para solicitar atendimento: tudo operando 24 horas. Esta estrutura beneficia diretamente o usuário que trafega pela rodovia e especialmente a sua segurança”, comenta.
O serviço emergencial da Triunfo Transbrasiliana tem como principal objetivo possibilitar que as pistas de tráfego estejam com total capacidade de circulação no menor espaço de tempo possível. Os serviços são voltados para limpeza e/ou liberação de quaisquer tipos de interferências sobre as pistas, incluindo acidentes, veículos em pane, animais sobre as faixas, restos de pneus e outros tipos de ocorrências que venham a interferir na livre circulação dos veículos. Estes serviços podem ser acionados através do telefone 0800 72 30 153, por meio de solicitações da Polícia Rodoviária Federal, identificações de ocorrências pelas Viaturas de Inspeção de Tráfego (VITs) espalhadas pelo trecho e também por meio das câmeras de monitoramento.
Existem sete Bases de Serviços Operacionais em pontos estratégicos ao longo da rodovia, para que o tempo de resposta aos chamados de emergência seja o menor possível. No recebimento da necessidade de atendimento, o CCO aciona a equipe da Base Operacional mais próxima e encaminha as viaturas adequadas para cada tipo do atendimento.
Para o atendimento emergencial a Concessionária conta com:
- 07 ambulâncias de resgate;
- 02 UTI´s móveis tripuladas por médico;
- 07 guinchos leves;
- 02 guinchos pesados;
- 01 caminhão de combate a incêndio;
- 01 caminhão para captura animal;
- 07 viaturas de inspeção da rodovia;
- 01 viatura de controle de tráfego e vigilância patrimonial.
Campanhas educativas
Além dos serviços de emergência oferecidos, a Triunfo Transbrasiliana sempre orienta e conscientiza seus usuários por meio de campanhas educativas voltadas à segurança viária. O objetivo é chamar atenção dos motoristas para atitudes e comportamentos ao volante que podem salvar vidas. Manutenção dos veículos, uso do cinto de segurança, respeito ao limite de velocidade e à sinalização da rodovia, combinação álcool e direção, utilização dos equipamentos de segurança para o transporte de crianças, são temas das campanhas educativas implementadas ao longo do ano.
Todos os meses, a Concessionária trabalha um destes temas em seus canais de comunicação incluindo: a fixação de cartazes e distribuição de panfletos nas cabines das quatro praças de pedágio (Onda Verde, José Bonifácio, Lins e Vera Cruz), mensagens de conscientização nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMV´s) localizados ao longo do trecho, além de publicação de informações nas redes sociais como o LinkedIn e o perfil no Twitter (@br153sp).
Em casos de emergência, os usuários devem entrar em contato com a Central de Atendimento no telefone gratuito 0800 72 30 153. Também é possível acompanhar, em tempo real, tudo o que acontece no trecho paulista da BR-153 do twitter (@br153sp) e ficar atualizado sobre as condições climáticas ao longo da rodovia, Operações Pare e Siga, acidentes e interdições na pista, entre outros.