Devido ao calor e o período de chuvas no início de ano, propício para proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Triunfo Transbrasiliana, que administra a BR-153/SP, divulga e apoia neste mês de março, a Campanha Nacional de Combate ao Mosquito, do Ministério da Saúde. O objetivo é conscientizar os usuários da BR-153/SP e a sociedade em geral sobre a importância de eliminar os focos de água parada para combater o mosquito.
A campanha é divulgada em todos canais de comunicação da Companhia como cartazes fixados nas cabines das quatros praças de pedágio (Onda Verde, José Bonifácio, Lins e Vera Cruz), no site institucional, além de publicações de informações úteis nas redes sociais: Instagram (@triunfotransbrasiliana), Twitter (@br153sp) e LinkedIn. Os Painéis de Mensagens Variáveis (PMV’s) distribuídos ao longo do trecho também divulgarão frases educativas, como “O Aedes aegypti se reproduz em água parada. Não jogue lixo nas rodovias”.
Contaminação
Segundo o último levantamento apresentado pelo Ministério da Saúde, entre janeiro e dezembro de 2019, o Brasil registrou 1,527 milhão de notificações concentradas principalmente na regiões Sudeste e Centro-Oeste. Somente no estado de São Paulo, em 2019, foram registrados cerca de 442 mil casos da doença, ante 19,7 mil casos no ano anterior. Outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti também tiveram alta. Os casos de zika passaram de 8,7 mil em 2018 para 10,7 mil o ano passado e os de chikungunya de 87,7 mil registros (2018) para 130,8 mil em 2019.
Combate
• A melhor forma de combater a proliferação do mosquito transmissor é evitar manter água parada e limpa em recipientes abertos como latas, garrafas, pneus, pratos de plantas, suportes instalados atrás de refrigeradores, dentre outros;
• Evitar o acúmulo de lixo em locais abertos, como quintais, praças e terrenos baldios e a limpeza regular das calhas também auxilia no combate.
Sintomas
Os principais sintomas da Dengue são febre alta entre 7 e 10 dias, dor atrás dos olhos, muscular e de cabeça, manchas vermelhas na pele, fraqueza e sangramento do nariz e gengiva. Na Chikungunya o paciente apresenta febre alta durante o mesmo período, dores intensas nas articulações (com ou sem inchaço), dor de cabeça e manchas vermelhas na pele. No caso do Zika Vírus a pessoa também apresenta manchas vermelhas na pele, olhos vermelhos, dores intensas nas articulações (com ou sem inchaço), dor de cabeça e febre baixa.