Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e da UNICEF, de 2021, a cada hora em torno de cinco crianças são vítimas de violência sexual no Brasil. Outro dado alarmante é, que de acordo com a SaferNet (2022), foram registradas mais de 112 mil denúncias de conteúdos de violência sexual envolvendo crianças e adolescentes compartilhados na internet.
Diante deste cenário de violência sexual no Brasil e sendo signatária do Pacto Empresarial contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, por meio do Programa Na Mão Certa, iniciativa da Childhood Brasil, a Triunfo Transbrasiliana desenvolve constantemente ações que ampliam sua atuação nesta causa, reconhecendo a proteção à infância como um valor para os seus negócios.
Uma dessas ações foi a realização na noite de ontem (18), com a Câmara Municipal de Lins e o Parlamento Regional de Lins, do 1º Encontro de Vereadores em Defesa da Política Pública da Criança e do Adolescente na Câmara Municipal de Lins. O evento teve objetivo de debater pautas e políticas públicas relevantes à sociedade referente ao tema “proteção à infância”. A intenção foi ampliar uma rede de proteção dos direitos de crianças e adolescentes com municípios da região.
Para o Diretor Administrativo e Financeiro da Concessionária, José Garcia Neto, a iniciativa foi importante para reforçar ainda mais o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. “Reforçar sobre a necessidade de denunciar casos de violações de direitos de crianças e adolescentes deve ser uma rotina. Quantos mais pessoas têm conhecimento sobre o assunto, mais casos podem ser denunciados. Defender à causa é um compromisso da Concessionária, que acredita na sustentabilidade social como uma forma de contribuir positivamente para as comunidades onde está inserida”, disse.
O Parlamento Regional, presidido pelo vereador Edson Gabriel, é formado por vereadores e seus respectivos suplentes de 10 municípios da região, sendo cinco deles lindeiros à BR-153/SP: Lins, Getulina, Guaiçara, Promissão e Guaimbê.