É comum que objetos pessoais, materiais de pequeno, médio e grande porte sejam esquecidos por motoristas em uma parada nas bases de atendimento ao usuário ou caiam de veículos na via de tráfego durante uma viagem. Todo objeto encontrado pelas equipes de operação e arrecadação da Triunfo Transbrasiliana, Concessionária que administra a BR-153/SP, é catalogado e passa por uma triagem. Os objetos ou materiais que não possuem utilização e que oferecem risco aos usuários, como ressolagens, galhos e itens metálicos são recolhidos e destinados corretamente. Demais objetos como móveis, celulares, roupas, malas, carteiras, documentos, ferramentas e placas de veículos, entre outros, também são recolhidos e deixados à disposição do proprietário no departamento de Ouvidoria da empresa.
Até o mês de setembro de 2020, mais de 2 mil objetos foram localizados pelas equipes da Concessionária. Deste total, 142 foram encaminhados à Ouvidoria, sendo que apenas 22 foram devolvidos aos seus respectivos donos. De acordo com o procedimento interno da Companhia, após a triagem, os objetos permanecem em posse da Concessionária por 30 dias. Caso o proprietário não seja localizado para devolução ou o mesmo não faça retirada dos objetos dentro prazo estabelecido, eles são descartados, encaminhados à Polícia Rodoviária Federal (PRF) ou destinados aos Correios, ficando disponíveis no setor de Achados Perdidos dentro do prazo de 60 dias.
Para verificar se o pertence foi encontrado ao longo do trecho paulista da BR-153, primeiro o usuário deve entrar em contato, gratuitamente, com a Central de Atendimento da Concessionária no número 0800 72 30 153. Caso o objeto tenha sido encontrado, será necessário o proprietário agendar a retirada junto ao setor de Ouvidoria, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h e das 14h às 18h, em Lins. A entrega do objeto só ocorre mediante comprovação de propriedade, sendo necessário o preenchimento um termo de devolução com dados pessoais e assinatura.
Serviço
Ouvidoria Triunfo Transbrasiliana
Telefone: (14) 3500-1585 – Novo número
Endereço: Sede Administrativa da Concessionária – Km 183+800 da BR-153/SP, Lins / SP
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 13h e das 14h às 18h