Além de signatária do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, por meio do Programa Na Mão Certa, iniciativa da Childhood Brasil, a Triunfo Transbrasiliana atua ativamente na causa da proteção à infância. No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, 18 de Maio – Faça Bonito, a empresa participou de ações de proteção à infância.
Em Lins, a Concessionária realizou com apoio do Conselho Tutelar e Câmara Municipal uma “blitz educativa”, no Centro do munícipio, abordando motoristas para conscientizar sobre o tema e divulgar o canal de denúncias Disque 100. No mesmo dia, em São José do Rio Preto, a empresa apoiou uma ação educativa, na Base da PRF, em que conscientizou quase 40 caminhoneiros sobre o tema e distribuiu de folhetos com canais de denúncias, sacolinhas de câmbio, kits de higiene (álcool em gel e máscara), além de orientações de assistentes socais e conselheiros tutelares do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e Conselho Tutelar, ambos de Bady Bassitt.
Por que 18 de maio?
Nessa data, no ano de 1973, a menina Araceli Cabrera Sanches Crespo foi assassinada em Vitória (ES), num dos mais brutais crimes da história do Brasil. O corpo, desfigurado e com marcas de tortura e abuso sexual, foi encontrado quase uma semana depois, e a data de sua morte, tornou-se o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, através da lei federal 9.970 sancionada pelo Congresso Nacional em 2000.