Comprometida com a sustentabilidade, a Triunfo Transbrasiliana, Concessionária que administra a BR-153/SP, desenvolve programas ambientais que buscam soluções inovadoras para reduzir os impactos negativos de suas atividades nas regiões onde atua. Um desses programas é o Monitoramento de Atropelamento da Fauna, que tem como objetivo monitorar 11 pontos de passagens de fauna, estudar o comportamento dos animais e desenvolver iniciativas que possam prevenir e reduzir o atropelamento das espécies silvestres que vivem às margens da rodovia.
A concessionária possui 48 estruturas pré-existentes – galerias, pontes, túneis e sistemas de drenagem – com potencial de serem utilizados pela fauna silvestre como passagens seguras. Como o avistamento da fauna silvestre é raro e ocasional, as buscas por evidências se concentram basicamente no encontro de rastros, pegadas e fezes.
Para certificar-se realmente da utilização dessas estruturas pelos animais, foram instaladas em alguns desses pontos câmeras “trap”, que auxiliam na observação e análise do comportamento das espécies monitoradas. As câmeras possuem sensores de movimento e visão noturna que automaticamente disparam “cliques” quando um animal passa diante de seu visor.
Mensalmente, uma equipe coordenada por biólogos e engenheiros ambientais, analisam os pontos com os maiores índices de atropelamentos. Com base nesse levantamento, são implantadas ações que buscam reduzir o número de acidentes envolvendo os animais, como a instalação de sinalização viária e campanhas educativas relacionadas ao tema.
Para o Engenheiro Ambiental da Concessionária, Wilson Scalfi, o programa é importante para preservar a biodiversidade local. “Além de todo o trecho, contamos com 11 pontos fixos de monitoramento de fauna para que os animais façam uma travessia segura da pista e, assim, evitem ser atropelados. Com base no programa, também estabelecemos estratégias que impactam diretamente na redução de atropelamentos como campanhas educativas com nossos usuários, instalação de sinalização viária identificando os pontos da rodovia mais suscetíveis a aparição das espécies, além de profissionais capacitados e ferramentas apropriadas para este fim”, comentou.
Orientações
Para evitar atropelamentos, a Concessionária orienta aos usuários que respeitem o limite de velocidade e as placas de sinalização existentes ao longo do trecho. Ao avistar um animal próximo à pista, o motorista deve reduzir a velocidade de forma prudente e informar imediatamente à Central de Atendimento 0800 72 30 153. A Concessionária orienta ainda que os usuários redobrem a atenção à noite e nas áreas próximas a rios e córregos.
Assista ao vídeo: