Ter pressa e falta de paciência combinada à vontade de chegar logo ao destino final podem ser inimigos mortais para um motorista, mesmo àqueles com mais experiência ao volante. De acordo com Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), o excesso de velocidade aliado à imprudência na direção ainda é uma das principais causas de mortes no trânsito.
Com a chegada das festas de final de ano, em que muitas pessoas pegam a estrada para rever amigos e familiares distantes, a Trunfo Transbrasiliana, Concessionária que administra a BR-153/SP, lança neste mês uma campanha que chama a atenção dos seus usuários e da sociedade em geral sobre os perigos de ter pressa e exceder a velocidade durante uma viagem.
O tema é abordado nas peças de comunicação com mensagens de orientação que reforçam a necessidade de não “correr” e de usar o cinto de segurança. A campanha será divulgada no site institucional, nos cartazes fixados nas cabines das praças de pedágio, nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) ao longo da rodovia e nas redes sociais: Instagram (@triunfotransbrasiliana), Twitter (@br153sp) e LinkedIn.
Para o Diretor de Engenharia e Operações da Concessionária, Daniel Victorino, a velocidade excessiva e a pressa são fatores decisivos para a triste realidade de mortes no trânsito. “Além de serem a causa de muitos acidentes, o abuso da velocidade aliado à falta de paciência, contribui muito para o aumento de acidentes e, consequentemente, do número de mortes no trânsito. A Concessionária, mensalmente, lança campanhas educativas que reforçam com os usuários sobre a importância de ter um comportamento seguro ao volante, mas precisamos que os usuários respeitem e acreditem na sinalização da rodovia”, ressaltou.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, o condutor que comete a infração de dirigir acima do limite de velocidade tem penalidade aplicada de acordo com o percentual de excesso registrado, perde pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de ser multado e até mesmo de ter a suspensão do direito de dirigir.
Em caso de necessidade de socorro médico ou mecânico, os motoristas devem acionar a Central de Atendimento 0800 72 30 153. O serviço funciona 24 horas.