Comprometida com a sustentabilidade, a Triunfo Transbrasiliana desenvolve programas ambientais que buscam soluções inovadoras para reduzir os impactos negativos de suas atividades nas regiões onde atua. Pensando nisso, a Concessionária lança neste mês de junho, uma campanha educativa sobre a preservação da fauna silvestre. O objetivo é informar e alertar motoristas e a sociedade em geral sobre a presença de animais silvestres ao longo da BR-153/SP, além de dar dicas de como proceder caso um animal seja localizado na rodovia.
A campanha será divulgada nos canais de comunicação da empresa, como: site institucional (www.triunfotransbrasiliana.com.br), Twitter (@br153sp), Instagram (@triunfotransbrasiliana), LinkedIn, cartazes fixados nas cabines das quatro praças de pedágio, mensagens nos painéis de mensagens variáveis (PMV’s), além da instalação de faixas orientando os motoristas, ao longo da rodovia, sobre os cuidados que devem ter com animais na pista. A campanha irá abordar diferentes espécies silvestres que vivem às margens sob o trecho de concessão, como: tatu-peba, tamanduá-bandeira, raposa-do-campo, capivara e cachorro-do-mato.
Programa de Monitoramento de Atropelamento da Fauna
Além de trabalhar campanhas educativas sobre o tema ao longo do ano, a empresa possui o Programa de Monitoramento de Fauna. Coordenado por biólogos e engenheiros ambientais, o programa é um importante aliado na preservação da biodiversidade regional com o monitoramento de 11 passagens de fauna ao longo do trecho. Mensalmente, uma equipe analisa os pontos buscando evidências diretas e indiretas da utilização das passagens pela fauna, a equipe ainda conta com o auxílio de câmeras trap. As câmeras possuem sensores de movimento e visão noturna que automaticamente disparam “cliques” quando um animal passa diante de seu visor.
Orientações
Para evitar atropelamentos, a Concessionária orienta os usuários que respeitem o limite de velocidade e as placas de sinalização existentes ao longo do trecho. Ao avistar um animal próximo à pista, o motorista deve reduzir a velocidade de forma prudente e informar imediatamente à Central de Atendimento 0800 72 30 153. A Concessionária orienta ainda que os usuários redobrem a atenção à noite e nas áreas próximas a rios e córregos.