Nos meses de outubro e novembro abordar os temas câncer de mama e próstata são fundamentais. O período é mundialmente conhecido como Outubro Rosa e Novembro Azul, meses que chamam a atenção para a prevenção e combate à doença. Sensível ao tema saúde e qualidade de vida, a Triunfo Transbrasiliana lançou no início deste mês a campanha “Sem Medo, Sem Preconceito”. O objetivo é engajar seus colaboradores, usuários do trecho paulista da BR-153 e sociedade em geral sobre a necessidade de fazer exames de rotina regularmente.
Além desta iniciativa, a Concessionária também será parceira do Jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto, na realização do Seminário “Câncer – Prevenção, Tratamento e Pesquisa” na próxima quarta-feira, dia 25, das 8h às 13h, na sala de cinema do Shopping Iguatemi Rio Preto. O evento irá reunir um grupo de especialistas e oncologistas que abordarão temas como: Avanços nas pesquisas científicas sobre a cura do câncer; o que fazer para se prevenir; como lidar quando ele aparece e os cuidados terapêuticos.
“A ideia é ir além das nossas fronteiras e unir forças em torno de um objetivo comum: conscientização, prevenção e detecção precoce da doença. Apoiando eventos como este, reforçamos nosso potencial engajador e articulador para que a mulher possa usufruir de forma saudável a sua vida”, ressalta Pricilla Ratto, Coordenadora de Comunicação e Sustentabilidade da Concessionária.
Esta é uma das diversas iniciativas voltadas para a saúde e bem-estar viabilizadas pela Triunfo Transbrasiliana. A atuação social da Concessionária vai de encontro com o desafio proposto pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS 03: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Câncer em homens e mulheres
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tipo de câncer mais incidente em ambos os sexos é de pele não melanoma (175,7 mil casos novos a cada ano), o que corresponde a 29% do total estimado. Depois desse, para os homens, os cânceres mais incidentes são os de próstata (61,2 mil novos casos/ano), pulmão (17,3 mil), cólon e reto (16,6 mil), estômago (12,9 mil), cavidade oral (11,1 mil), esôfago (7,9 mil), bexiga (7,2 mil), laringe (6,3 mil) e leucemias (5,5 mil).
Já entre as mulheres, as maiores incidências são de cânceres de mama (57,9 mil), cólon e reto (17,6 mil), colo do útero (16,3 mil), pulmão (10,8 mil), estômago (7,6 mil), corpo do útero (6,9 mil), ovário (6,1 mil), glândula tireoide (5,8 mil) e linfoma não-Hodgkin (5,0 mil).