Na foto: o Diretor de Engenharia e Operações da Concessionária, Daniel Victorino.
A Triunfo Transbrasiliana, Concessionária que administra BR-153/SP, por meio do seu Diretor de Engenharia e Operações, Daniel Victorino, participou durante dois dias, em Santiago, capital do Chile, de uma visita técnica sobre o modelo de cobrança automática de Free Flow. A inovação global em pagamento automático traz vantagens significativas, incluindo a eliminação da necessidade de parar em praças de pedágio, além de mais segurança, fluidez e conforto para usuários.
O primeiro dia contou com esclarecimentos da empresa Kapsch TrafficCom sobre a tecnologia Multi Lane Free Flow (MLFF), sistemas de evasão e cobrança, papéis e responsabilidades, bem como as tendências e estratégias de adoção de tags. No segundo dia, houve a visita à praça de pedágio de Angostura, operada pela Concessionária Ruta del Maipo, na qual foi explicado sobre o sistema híbrido, que combina o MLFF e o pedágio canalizado.
Durante as visitas, o sistema da autoestrada Américo Vespucio Oriente (AVO) – obra de infraestrutura viária referência no país -, e a praça de pedágio Lampa, da Concessionária Autopista del Aconcagua, também foram apresentados, permitindo a observação das operações e o monitoramento dos pórticos em sistema híbrido.
O sistema Free Flow funciona com a leitura de etiquetas eletrônicas (tag) e da placa do veículo, por meio de pórticos instalados na rodovia, proporcionando uma opção flexível de pagamento da tarifa de pedágio. A cobrança do valor possibilita o cálculo por quilômetro efetivamente percorrido, por identificação da entrada e saída da rodovia.
O intercâmbio de conhecimentos e a troca de experiências aprimoraram o entendimento da Concessionária sobre o novo sistema para uma eventual adoção na BR-153/SP.