O projeto “Multiplicadores em Educação Ambiental – Caderno do Professor” da Triunfo Transbrasiliana ficou em terceiro lugar no Ranking Benchmarking Brasil 2015, anunciado dia 2 de julho em São Paulo. A certificação concedida pelo programa Benchmarking Brasil, do Instituto Mais, valoriza as ações voltadas à sustentabilidade no dia a dia das organizações. Com a conquista, a ação da concessionária que visa capacitar agentes multiplicadores quanto à proteção ambiental passa a integrar o Ranking Benchmarking Brasil 2015, o maior banco digital de práticas de sustentabilidade e com livre acesso do país.
Entre 58 cases de empresas como Avon, Ambev, Petrobras e Sabesp e após avaliação de 16 especialistas de seis diferentes países, o projeto “Multiplicadores em Educação Ambiental – Caderno do Professor” teve destaque por abordar temas como legislação ambiental, coleta seletiva, reciclagem, desmatamento, entre outros de forma educativa através de professores das redes municipais de ensino, tornando-os capazes de disseminar a educação ambiental dentro da sala de aula. Aliando meio ambiente e educação, a ação promove o envolvimento da comunidade onde a empresa está inserida, reforçando ainda a Política de Sustentabilidade da Triunfo Transbrasiliana.
Para o coordenador de Sistema de Gestão Integrada, Mauro Ross, o prêmio representa o grande comprometimento da concessionária com as questões ambientais. “Esta é uma conquista de todos os colaboradores da Triunfo Transbrasiliana. Ficamos honrados em receber um prêmio que certifica a atuação ambiental responsável da empresa nas comunidades que estamos inseridos”, destaca.
“É uma grande satisfação o reconhecimento por este trabalho feito com tanto empenho por todos os envolvidos. O projeto foi um sucesso e, desde o início, nos deu segurança para concorrer neste importante ranking envolvendo grandes empresas do cenário nacional. A premiação valorizou o projeto de cunho social e ambiental e que envolverá mais de 60 mil alunos”, comenta o engenheiro ambiental da Triunfo Transbrasiliana, Wilson Scalfi.
Os projetos “Mais peixes em nossas águas”, da Itaipu Binacional, e o “Pomarola Mais Sustentável”, da Cargill Agrícola, foram os classificados em primeiro e segundo lugar no ranking, respectivamente.
Programa Benchmarking Brasil
Na sua 13ª edição, o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada, reconhecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil.
Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas organizações, o Programa Benchmarking Brasil contribuiu ao longo de 13 anos de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1º colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil Alemanha.
A 13ª edição do Programa Benchmarking Brasil teve como tema “Sustentabilidade como uma nova fronteira de inovação” e recebeu 58 inscrições. Do total, 28 cases foram certificados como “Cases Benchmarking”. Os projetos classificados entram no prestigiado guia Bench Mais, publicação quadrienal das ações que são referência em sustentabilidade no País. O índice Benchmarking reconhece, certifica e compartilha as melhores práticas socioambientais das instituições brasileiras.