Conscientizar a sociedade com campanhas educativas que promovem saúde, qualidade de vida, o bem-estar e o constante alerta em prol da detecção precoce de doenças são algumas das iniciativas da Triunfo Transbrasiliana, Concessionária que administra a BR-153/SP. Assim como acontece em outros movimentos sociais, durante este mês a Concessionária apoiará o movimento Novembro Azul, dedicado à prevenção do câncer de próstata.
O câncer de próstata é o mais comum entre homens no Brasil (depois dos tumores de pele não melanoma), responsável por 13,5% de todas as mortes provocadas por câncer, segundo dados do Ministério da Saúde. Além disso, de acordo om o Instituto Nacional do Câncer – INCA, mais de 71 mil brasileiros devem receber o diagnóstico da doença neste ano.
Diante de dados tão preocupantes, a Companhia lança neste mês uma campanha que reforça sobre a importância de detectar precocemente a doença fazendo os exames preventivos. A campanha educativa será divulgada em todos os canais digitais de comunicação da empresa, como: site institucional, no X (@br153sp), no Instagram (@triunfotransbrasiliana) e também no LinkedIn.
A prevenção do câncer de próstata acontece por meio de um estilo de vida saudável, incluindo a prática regular de exercícios físicos, controle do peso, e uma dieta equilibrada. Recomenda-se uma alimentação rica em legumes, frutas e vegetais, e o consumo reduzido de alimentos processados, enlatados e carnes vermelhas.
Os exames preventivos incluem o toque retal e a dosagem do PSA (antígeno prostático específico), que devem ser realizados anualmente a partir dos 50 anos para a maioria dos homens. No entanto, aqueles com histórico familiar de câncer de próstata devem iniciar o rastreamento aos 45 anos. Esses exames são indispensáveis para a detecção precoce e, consequentemente, para um tratamento mais eficaz.