Com o objetivo de conscientizar mulheres e homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e próstata, respectivamente, a Triunfo Transbrasiliana deu início nesta segunda-feira (02) a campanha “Sem Medo, Sem Preconceito”. Em apoio as campanhas mundiais Outubro Rosa e Novembro Azul, a Concessionária, durante os dois meses, vai dar dicas de prevenção para os usuários e colaboradores através dos meios de comunicação externos e internos.
A campanha irá acontecer ao longo do trecho paulista da BR-153/SP com a instalação de cartazes nas cabines de pedágios, divulgação de conteúdo no site institucional (www.triunfotranbrasiliana.com.br) e na conta do Twitter da Concessionária (@br153sp). O objetivo é estimular a discussão sobre a prevenção da doença. Os colaboradores também serão sensibilizados ao tema por meio de e-mails marketing, wallpaper corporativo e Triunfo TV . Durante todas as sextas-feiras dos meses de outubro e novembro, as equipes dos departamentos administrativos irão se vestir de rosa ou azul para lembrar a relevância do assunto.
O câncer de mama tem 95% de cura quando descoberto logo no início. Mas, mesmo assim, é o tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo. E, no Brasil, o número de vítimas cresceu nos últimos anos. Já o câncer de próstata combater o preconceito sobre a realização do exame é uma tarefa árdua. E mudar este quadro é a proposta do Novembro Azul. De acordo com o Instituto Nacional Câncer (INCA), a cada da 10 homens com câncer de próstata nove possuem mais de 55 anos.
Outubro Rosa e Novembro Azul
O Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo para disseminar a importância da mamografia, que deve ser realizada anualmente. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), as evidências científicas sugerem que o autoexame das mamas não é eficiente para o rastreamento e não contribui para a redução da mortalidade por câncer de mama. Dessa forma, a mamografia é a melhor técnica para diagnosticar o câncer precocemente, ou seja, muito antes do aparecimento de sintomas.
Já o Novembro Azul, no exterior, é chamada de Movember (Moustache + November em inglês. Tradução: Bigode e Novembro). A ideia começou em um Pub, na Austrália, em 1999. Um grupo de amigos deixou bigode crescer durante todo o mês como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade. O mês de novembro foi o escolhido justamente por comemorar no dia 17 o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Dos casos de câncer de próstata, 95% deles já se encontram em estágio muito avançado e grave quando os sintomas começam a aparecer. Por isso é tão importante prevenir-se e descobrir a doença na fase inicial, quando as chances de cura são grandes.