A Triunfo Transbrasiliana apoia a tradicional Romaria dos Castores, realizada nos dias 5 e 6 de agosto na região de São José do Rio Preto (SP). Os romeiros deverão percorrer cerca de 20 quilômetros no trecho paulista da BR-153, em um trajeto que se inicia em São José do Rio Preto e termina no trevo de Ipiguá, no km 39,6.
A Concessionária estará com uma grande estrutura para auxiliar os romeiros que irão participar da caminhada. Três viaturas da frota, incluindo unidades de resgate e inspeção de tráfego, estarão entre os kms 39,6 e 58,8 acompanhando a procissão.
A operação conta com ainda dois PMV’s – painéis de mensagens variáveis, com frases alertando os motoristas sobre a existência de pedestres na via. Esses equipamentos serão posicionados em pontos específicos da rodovia: km 58,4 – no sentido norte e km 39,7 – sentido sul. Para aumentar a segurança dos peregrinos, a faixa adicional do km 48, no sentido sul, será interditada para utilização dos pedestres.
Recomendamos aos romeiros o uso de roupas claras, andar enfileirados e ingerir água durante o percurso. O telefone de emergência da Triunfo Transbrasiliana é o 0800 72 30 153, com atendimento 24 horas por dia.
Romaria dos Castores
O senhor Tomé Correia de Paiva, por volta de 1900, teve visões em um altar que conservava em sua casa: ali a imagem do Senhor Bom Jesus dos Castores era envolta por uma luz. O sinal foi entendido por ele como o convite a uma missão: construir uma igreja dedicada ao Senhor Bom Jesus. Com a doação do terreno para a igreja, o Tomé deu também a permissão para a construção de casas. Nascia o povoado de Castores, marcado pela religiosidade do povo.
O Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus monta todos os anos uma grande estrutura para receber os milhares de fiéis que vão participar da festa. O evento é uma das mais expressivas demonstrações de fé verificadas na Diocese. “É uma história de devoção que começou em 1909. Uma família teve seus pedidos atendidos, e hoje a procissão atrai romeiros de toda a região. Só na quarta são esperadas aproximadamente 50 mil pessoas no Santuário”, diz o padre Alexandre Ferreira, reitor do santuário e também padre de Onda Verde.