A Triunfo Transbrasiliana realizou na manhã de quinta-feira (23) um simulado de acidente com produtos perigosos, no km 260 da BR-153, em Marília. Este é o primeiro simulado do ano feito pela Concessionária em parceria com Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Faculdade de Medicina de Marília, Auto Peças Avenida e Garbrás.
A atividade reuniu mais de 70 profissionais da Companhia e parceiros. Foram três unidades de resgate, dois veículos dos bombeiros e viaturas da PRF envolvidos na simulação. O treinamento simulou um acidente real entre um veículo de passeio e um caminhão-tanque transportando óleo diesel.
Segurança
O simulado é realizado semestralmente pela Concessionária e planejado com meses de antecedência. Segundo o gerente de Operações e Segurança Viária da Triunfo Transbrasiliana, Vlademir Barradel, a iniciativa é uma ação de melhoria para o atendimento de uma ocorrência de alta complexidade. “Durante a simulação, conseguimos treinar as equipes responsáveis por atendimentos a acidentes reais na BR-153. Além disso, é possível analisar de perto cada etapa do processo e sugerir melhorias no procedimento de atendimento a ocorrências”.
Durante o simulado, foi identificado a uma distância segura o produto perigoso, e realizada a sua contenção para que não houvesse explosão dos veículos. As esquipes de resgate retiraram as três vítimas do veículo de passeio em segurança e direcionaram o atendimento para o hospital mais próximo. O motorista do caminhão, que não sofreu ferimentos, recebeu orientações do médico da Concessionária.
“O isolamento correto do local é importante para evitar que o óleo diesel, um liquido inflamável, ocasione um incêndio trazendo mais vítimas ao acidente. Além disso, ações são tomadas para evitar o derramamento do produto e a contaminação do solo”, destaca o engenheiro ambiental da Concessionária, Wilson Scalfi. Este tipo de acidente não é comum na BR-153. O último acidente com produtos perigosos registrado na rodovia foi em março de 2016.
Segundo Barradel, caso o motorista se depare com um acidente envolvendo produtos perigosos na BR-153, deverá informar imediatamente a Concessionária através do 0800 72 30 153 e manter distância do local do acidente.