“Aprendi que a educação no trânsito é muito importante para a minha segurança. Vou me lembrar de não utilizar o celular quando estiver dirigindo, nunca beber antes de dirigir e sempre respeitar o limite de velocidade quando tirar minha carteira de habilitação”, este foi o depoimento da Catherine Sanches, uma das jovens participantes da ação.
Foram sete dias de atividades educativas voltadas à segurança no trânsito para 389 jovens, estudantes do 9º ano da rede da rede pública de ensino em São José do Rio Preto. As ações aconteceram na base da Polícia Rodoviária Federal do km 58,2 da BR-153 e alertaram sobre as consequências das imprudências no trânsito.
As atividades tiveram início no pátio de veículos da base onde acadêmicos de medicina da Universidade Unilago e da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto explicaram os motivos e consequências de três acidentes reais com vítimas fatais. Em seguida, os estudantes participaram de uma simulação de resgate à vítima de acidente de trânsito, realizada pelos profissionais da Triunfo Transbrasiliana.
“Mesmo sem dor real, me senti uma vítima de acidente enquanto estava deitado no chão e sendo atendido. Foi uma sensação de alivio quando os resgatistas chegaram para me socorrer. Eu soube que ficaria tudo bem, estava seguro”, conta o jovem que participou da simulação de resgate, Rian Henrique, de 14 anos.
Samela Candido, estudante da escola municipal Paul P. Harris, leva novos conhecimentos para casa. “Agora sei que sempre devo usar o cinto de segurança, mesmo no banco traseiro, pois ele pode salvar a minha vida e aprendi que, em caso de acidente, devo acionar o resgate ou o Corpo de Bombeiros e não posso tentar socorrer a vítima para evitar lesões”.