O diretor-administrativo da Triunfo Transbrasiliana, Antonio Marinho, e o coordenador de Sistema de Gestão Integrada, Mauro Ross, estiveram em São José do Rio Preto para a entrega do Caderno do Professor, produto final do programa Multiplicadores em Educação Ambiental. A entrega dos 2 mil exemplares do Caderno do Professor, módulos 3 e 4, aconteceu na quarta-feira (23), no Parque Ecológico de Rio Preto.
A cerimônia oficial de entrega dos Cadernos contou com a participação do secretário de Meio Ambiente, Clinger Gagliardi, da assistente técnico de ensino fundamental da Secretaria de Educação, Sueli Petronilia, representando a secretária de Educação, do diretor do Parque Ecológico de Rio Preto, Pedro Castro, e de alunos da rede municipal de ensino.
Para Antonio Marinho, o programa tem como base a educação. “O curso foi montado especialmente para educadores e tem como meta disseminar conceitos e ferramentas para a educação ambiental dentro das escolas. É fundamental trabalhar o tema meio ambiente através da educação. A educação é a base para todo e qualquer desenvolvimento”, aconselhou o diretor a todos os estudantes presentes.
Uma das participantes do curso Multiplicadores em Educação Ambiental, Sueli Petronilia, acredita que, em longo prazo, teremos uma geração com sólido conhecimento em meio ambiente. “As praticas apreendidas no curso, que compõem o Caderno do Professor, serão apresentadas para todos os professores da rede municipal de ensino, formando uma cadeia em educação ambiental. Além de um enriquecimento curricular, o conhecimento sobre educação ambiental atende as diretrizes nacionais de ensino fundamental e os planos de ensino nas escolas”, explica.
Cada professor de ensino fundamental da rede municipal de ensino receberá um kit com os 4 Cadernos do Professor, um de cada módulo. Eles apresentam planos de aulas com atividades em educação ambiental para serem trabalhados em sala. Para celebrar o primeiro dia da Primavera, a cerimônia contou com plantio de 200 mudas de arvores indicadas para arborização como, arueira pimenteira e calicarpa.
Multiplicadores em Educação Ambiental
O programa Multiplicadores em Educação Ambiental é uma capacitação composta por quatro módulos para professores da rede municipal de ensino fundamental. As atividades realizadas durante cada módulo de curso resultam no Caderno do Professor, utilizado como material paradidático nas escolas do município. O objetivo do programa é a multiplicação de educadores ambientais e a disseminação do conhecimento sobre o meio ambiente.
Ranking Benchmarking Brasil 2015
Multiplicadores em Educação Ambiental ficou em terceiro lugar no Ranking Benchmarking Brasil 2015, do Instituto Mais. A premiação valoriza as ações voltadas à sustentabilidade no dia a dia das organizações. Com a conquista, o projeto passa a integrar o Ranking Benchmarking Brasil 2015, o maior banco digital de práticas de sustentabilidade e com livre acesso do país.
Entre 58 cases de empresas como Avon, Ambev, Petrobras e Sabesp e após avaliação de 16 especialistas de seis diferentes países, o projeto “Multiplicadores em Educação Ambiental – Caderno do Professor” teve destaque por abordar temas como legislação ambiental, coleta seletiva, reciclagem, desmatamento, entre outros de forma educativa através de professores das redes municipais de ensino, tornando-os capazes de disseminar a educação ambiental dentro da sala de aula. Aliando meio ambiente e educação, a ação promove o envolvimento da comunidade onde a empresa está inserida, reforçando ainda a Política de Sustentabilidade da Triunfo Transbrasiliana.