Finalizando as comemorações programadas durante a Semana Nacional de Trânsito, a Triunfo Transbrasiliana e o Instituto Triunfo organizaram no dia 23 de setembro duas palestras com Christiane Yared, fundadora do Instituto Paz no Trânsito (Iptran) em Marília e São José do Rio Preto. Com o tema “Educação para o trânsito, conscientização para a vida”, o evento teve como objetivo contribuir para a redução do número de vítimas de acidentes de trânsito.
Christiane fundou o Instituto Paz no Trânsito após perder seu filho em um crime de trânsito. Gilmar Rafael Souza Yared, de 26 anos, foi morto ao lado do amigo, Carlos Murilo de Almeida, de 20 anos, em setembro de 2009, em Curitiba. O carro onde os dois estavam foi atingido pelo veículo conduzido pelo ex-deputado Fernando Ribas Carli Filho que dirigia embriagado.
As palestras sobre o comportamento prudente no trânsito foram abertas ao público e aconteceram no dia 23 de setembro em São José do Rio Preto, as 9h30, no auditório do Departamento de Estradas de Rodagem – DER (Av. Mario Andreaza – Jardim São Marcos); e em Marília, as 14h30, no auditório do Sest Senat (Av. Dr. Durval de Menezes, 1901 – Nova Marília).
IPTRAN
A resposta ao bárbaro crime foi mais rápida e intensa do que o automóvel do ex-deputado. O episódio deu início ao movimento “190 km/h é crime”, que ganhou repercussão nacional, com a distribuição voluntária de 500 mil adesivos e o registro de 19 milhões de pesquisas em sites de busca. Christiane Yared, por sua demonstração de força e luta por justiça, passou a ser procurada por outras mães que viveram experiências semelhantes, na busca de consolo e orientação.
Em 18 de junho de 2010, pouco mais de um ano após a tragédia familiar, foi oficializada a criação do IPTRAN (Instituto Paz no Trânsito), uma instituição sem fins lucrativos, não-governamental e sem vínculos partidários. Hoje, o Instituto auxilia na reestruturação psicológica de familiares e vítimas não fatais de acidentes de trânsito. No entanto, o trabalho vai além, já que a função social do IPTRAN é contribuir ativamente para a redução do número de vítimas de acidentes de trânsito mediante a promoção e o incentivo de práticas sustentáveis de mobilidade urbana. A essência da instituição é desenvolver projetos que promovam conscientização e responsabilidade em motoristas e outros atores envolvidos no trânsito, a partir de ações educativas que instiguem o comprometimento com a vida, o maior valor defendido pela instituição.