Resíduo sólido é o lixo gerado no dia a dia e todo recurso material que não pode mais ser reutilizado ou reaproveitado, sendo destinado ao tratamento, reciclagem ou descarte corretamente. Em uma obra de rodovia diversos resíduos podem ser gerados tanto pelos trabalhadores nos canteiros de obras quanto os materiais utilizados na construção.
A disposição inadequada destes resíduos é um grave problema ambiental, pois pode ocasionar contaminação do solo, da água, atrair vetores de doenças, causar mau cheiro, entre outros fatores. Para que este não seja um problema nas obras foi criado a Concessionária criou o Programa de Gerenciamento de Resíduos.
O programa prevê medidas para o controle de áreas afetadas pelas obras, o uso de recursos e manter os materiais descartados separados para a destinação adequada de cada um. Estes resíduos serão enviados para empresas especializadas e devidamente licenciadas que farão a correta disposição final.
Para que haja segregação eficiente e correta são distribuídas nas frentes de obras, canteiros, alojamentos e áreas de apoio latas em pontos de coleta de resíduos. É feita a separação desses resíduos não recicláveis de recicláveis, sempre buscando a classificação dos seus tipos, como: papéis, plásticos, vidro e metais para posteriormente serem destinados às cooperativas e associações de recicladores.
Além dos resíduos comuns, como os que são gerados em nossa casa, uma obra pode gerar diversos tipos de resíduos das mais variadas categorias, como restos de vegetação, solo, óleos, graxas, resíduos de saúde e cada um destes seu armazenamento, transporte e destinação possui um gerenciamento próprio que deve ser respeitado, sempre atendendo as exigências ambientais de acordo com as normas e leis vigentes.
A Trunfo Transbrasiliana respeita o meio ambiente e o bem estar dos seus profissionais e usuários!