Responsável por mais de metade do PIB brasileiro, o Sudeste precisa de melhorias na malha de transporte. A pesquisa da CNI mapeou 86 obras consideradas urgentes e que englobam as principais regiões produtoras. Com investimentos previstos em R$ 63,2 bilhões, os projetos consolidariam oito grandes rotas para movimentar cargas com mais agilidade e eficiência, gerando uma economia anual de até R$ 8,9 bilhões com gastos com transporte, a partir de 2020.
Classificadas como obras de infraestrutura prioritárias na região, das 86 apenas 16 estão em fase de andamento. Outras 70 estão em fase de projeto e/ou planejamento, entre elas a Triunfo Transbrasiliana, que desenvolve projeto executivo para a duplicação do segmento paulista da BR-153. Na visão da CNI, essas obras precisam ser priorizadas e realizadas em curto/médio prazo para evitar agravar a saturação enfrentada nas rodovias.
“A pesquisa mostra a importância de investir prioritariamente na duplicação do trecho paulista da BR-153, atraindo investimentos para a região, colaborando com a fluidez no tráfego e com a qualidade de vida dos usuários da rodovia. Esperamos que este resultado nos aproxime de concretizar a duplicação”, diz Dorival Pagani Junior, diretor-presidente da Triunfo Transbrasiliana.
O projeto identifica sistemas de logística de menor custo com o objetivo de integrar, física e economicamente, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo com as demais regiões do Brasil. Além disso, se colocado em prática, o estudo proporciona a transformação das atividades econômicas da região, gerando emprego e renda para a população. Faça o download do projeto Sudeste Competitivo na íntegra acessando o Portal da Indústria.
Conheça os oito eixos logísticos considerados prioritários no Sudeste:
Existentes
– BR-153 Sul: Goiás via Ourinhos (SP)
– Ferrovia ALL: Mato Grosso – Santos (SP)
– BR-050: Brasília (DF) – Santos (SP)
– BR-116 Sul-Nordeste: Via Dutra e Rio de Janeiro
Novos
– Ferrovia EF 354: Anápolis (GO) – Ipatinga (MG) – Açu/Central (RJ)
– Mineroduto Ferro: Morro do Pilar (MG) – Naque (MG) – Linhares (ES)
– Ferrovia: Grão Mogol (MG) – São Mateus (ES)
– Ferrovia MRS e Estrada de Ferro 118: Suzano (SP) – Vitória (ES)