Já imaginou voltar no tempo em que os dinossauros viveram na terra, há mais de 80 milhões de anos? Essa é a experiência que a Triunfo Transbrasiliana, Concessionária que administra a BR-153/SP, vai proporcionar para a população de Lins, no interior de São Paulo, por meio do projeto “Nossa Fauna – Edição Dinossauros”.
Durante quatro dias, entre quarta-feira (31/5) e sábado-feira (3/6), no Museu Histórico de Lins, a empresa vai expor dezenas de fragmentos de fósseis de dinossauros que viveram no período Cretáceo, ou seja, entre 65 e 145 milhões de anos atrás. Além destes, fósseis de um Titanossauro (fêmur e um dente), localizados nas obras de duplicação da BR-153/SP, em Mirassol, também serão expostos.
A visitação é uma realização da Concessionária, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5/6. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura Municipal de Lins, Secretaria de Cultura e Turismo de Lins e do Museu de Paleontologia Pedro Candolo de Uchoa (SP). A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas no telefone da Secretaria de Cultura de Lins: (14) 3522-3032.
Fósseis nas Obras de Duplicação
Em novembro de 2022, durante as obras de duplicação da rodovia no interior paulista, entre os munícipios de Bady Bassitt e José Bonifácio, nas proximidades do km 85 (Mirassol), trabalhadores detectaram uma “rocha esbranquiçada” e desconfiaram já que era algo incomum. As obras foram interrompidas e especialistas (paleontólogos) foram chamados para analisar o material. Eles constataram que se tratava de um importante achado paleontológico, ou seja, um fóssil de dinossauro, mas especificamente de um “Titanossauro” – espécie herbívora conhecida por sua altura e por ter cauda e pescoço compridos, que viveu em nossa região há mais de 80 milhões de anos.
Segundo os paleontólogos que participaram da escavação, a espécie pertencente ao grupo “Saurópodes” teria, aproximadamente entre 12 e 15 metros de comprimento e pesava entre 10 e 15 toneladas. Os Titanossauros viveram predominantemente na América do Sul, sendo quadrúpedes.
Projeto Nossa Fauna
Com o objetivo de ensinar alunos da rede municipal de Mirassol sobre a importância de preservar a biodiversidade e a flora da região de forma lúdica e didática foi criado, em 2022, o projeto Nossa Fauna. Dividido em três etapas, o projeto conta uma palestra de abertura sobre o tema com os alunos, uma visita guiada e no encerramento as crianças apresentam maquetes e contam um pouco sobre o aprenderam durante o projeto.
Neste ano foi criada uma versão com o tema “dinossauros”, em que os alunos conheceram de perto fósseis de um titanossauro localizados nas obras de duplicação da BR-153/SP, em Mirassol, por meio de uma visita guiada ao Museu de Paleontologia Pedro Candolo, em Uchoa (SP).
Pacto Global da ONU
A Triunfo Transbrasiliana faz parte da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), inciativa que engaja o setor empresarial em ações voltadas ao alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas a serem atingidas até 2030. O “Nossa Fauna” contribui para o atingimento do ODS 15, de proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
Serviço
Projeto Nossa Fauna – Exposição de fósseis de dinossauro
Datas: 31/5, 1/6 , 2/6 e 3/6
Horário: de quarta até sexta-feira (das 9h às 18h) e no sábado (das 9h às 17h)
Local: Museu Histórico de Lins (R. Dr. Aureliano Resende de Andrade, nº 100 – Vila Guararapes, próximo ao Centro Social Urbano – CSU).