O respeito ao meio ambiente e à biodiversidade está entre os valores da Triunfo Transbrasiliana, que permeia suas atividades nas regiões onde atua. Além de se empenhar em atender à legislação ambiental, a Companhia busca soluções inovadoras que permitam reduzir os impactos negativos de suas atividades. Nesse intuito, a Concessionária encerrou nesta sexta-feira (03) o projeto “Nossa Fauna” com 50 alunos do 5º ano da Escola Municipal Professor Wilson Pascoal, de Mirassol, que ensinou sobre a importância de preservar a vida vegetal e animal da região.
O projeto piloto, que teve início em abril, abordou sobre a vegetação e a fauna local apresentado programas e iniciativas da Concessionária em prol do meio ambiente. Dividido em etapas, trabalhando de forma lúdica, o projeto proporcionou aos alunos uma visita guiada ao zoológico municipal de São José do Rio Preto, palestras explicando sobre a importância das passagens de fauna na BR-153/SP, oficina com uso de massinha para confecção de maquetes, criação de um mural de fotos de animais e no dia do encerramento do projeto os alunos apresentaram uma maquete mostrando à biodiversidade da região e as passagens de fauna da rodovia.
Para o Coordenador de Meio Ambiente da Companhia, Wilson Scalfi, a iniciativa foi importante para educar as futuras gerações na preservação do meio ambiente e da biodiversidade. “Acreditamos que com o projeto as crianças aprenderam mais sobre a região em que vivem. Elas conheceram um pouco sobre a fauna local e a vegetação e, ao mesmo tempo, o trabalho que a Concessionária faz para não causar impactos negativos onde exerce suas atividades”, disse.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A Triunfo Transbrasiliana faz parte da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), inciativa que engaja o setor empresarial em ações voltadas ao alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas a serem atingidas até 2030. O projeto contribui para o atingimento do ODS 15, de proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.