No Dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes –, a Triunfo Transbrasiliana, Concessionária que administra a BR-153/SP, recebeu mais um reconhecimento importante por suas boas práticas sociais. Signatária do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras e, desde 2015 empresa participante do Programa Na Mão Certa, iniciativa da Childhood Brasil, a Companhia venceu a 11ª edição do Prêmio Neide Castanha na categoria “Responsabilidade Social” que foi anunciada durante a live em comemoração aos 22 anos da campanha “Faça Bonito”, realizada nos canais Youtube e Facebook.
A empresa foi reconhecida por meio do projeto “Agentes de Proteção”, que capacita desde 2018, todos os profissionais como agentes no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias. A Concessionária sensibiliza seus profissionais sobre a importância de denunciar possíveis situações de violações de direitos, dentro ou fora do ambiente de trabalho, por meio do canal de denúncias Disque 100 ou acionando o Centro de Controle de Operações – CCO, que monitora a rodovia 24h.
Para o Diretor-Presidente da Triunfo Transbrasiliana, Marcos Pereira, o reconhecimento demonstra o compromisso da Companhia na proteção de direitos de crianças e adolescentes no Brasil. “A sustentabilidade constitui parte fundamental da estratégia de negócios da Transbrasiliana e o Agentes de Proteção vai ao encontro disto. É um projeto que reforça as boas práticas de cidadania e capacita nossos profissionais para monitorar, identificar e denunciar situações de violação de direitos de crianças e adolescentes”, disse.
Acompanhar o reconhecimento da Triunfo Transbrasiliana durante a live foi uma grande emoção. O trabalho realizado pela empresa há 7 anos evolui ano a ano, transformando os compromissos assumidos no Pacto Empresarial em ações efetivas da Concessionária. Além de um compromisso genuíno, a Triunfo Transbrasiliana vem dialogando conosco para realização de novos projetos que possam gerar boas práticas replicáveis em outras rodovias”, comentou Eva Cristina Dengler, Gerente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil após a premiação.
O Prêmio Neide Castanha é concedido nas seguintes categorias: Boas Práticas em Rede, Boas Práticas no Enfrentamento à Exploração Sexual como uma das piores formas de trabalho infantil, Cidadania, Comunicação Digital, Produção de Conhecimento, Protagonismo de Crianças e Adolescentes, Responsabilidade Social, além de uma Homenagem Especial. Em edições anteriores, a iniciativa já reconheceu empresas de diversos segmentos, como: Atlântica Hotels (2012), Vale (2013), Globo (2014), Stora Enso (2015), Camargo Corrêa (2016), AccorHotels (2017) e Fibria Celulose (2018).
Sobre Neide Castanha
O Prêmio é uma homenagem a Neide Castanha, reconhecida defensora dos direitos humanos que dedicou parte de sua vida a lutar contra a violência a que são submetidas crianças e adolescentes no Brasil. Neide participou ativamente do processo de construção do Estatuto da Criança e do Adolescente e da criação do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
A premiação tem por objetivo homenagear personalidades, projetos e instituições que, assim como Neide Castanha, se destacaram na defesa intransigente dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, em especial dos Direitos Sexuais. A estatueta do Prêmio contém a arte gentilmente cedida pelo cartunista Ziraldo.