Nesta terça-feira (22) é comemorado o Dia Mundial da Água e para a Triunfo Transbrasiliana, Concessionária que administra a BR-153/SP, a preservação dos recursos hídricos é um compromisso. A Empresa prioriza o uso racional de recursos naturais e busca soluções que permitam reduzir os impactos de suas atividades a fim de contribuir para o desenvolvimento sustentável. Uma dessas inciativas é o projeto de educação ambiental “Nascentes de Vida”.
O “Nascentes de Vida”, que teve início em 2018, contribui para a preservação de nascentes no Horto Municipal de Lins e conscientiza de forma interativa e pedagógica alunos da rede municipal de ensino de Lins sobre a importância de evitar a escassez da água. Em parceria com a Prefeitura de Lins, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente e Agropecuária, o projeto consiste com uma programação de atividades, que incluem: roda de conversa sobre o tema, trilha ecológica para conhecer e entender a importância de uma nascente modelo no ecossistema, oficina para confecção de miniterrários e o aprendizado sobre o ciclo da água e seu respectivo impacto no clima.
Desde o seu início, o o projeto já atendeu quase 2 mil alunos da rede pública e, neste ano, terá início em abril com visita de alunos ao Horto Municipal das escolas da rede pública: EMEIEF João Santos Meira, EMEF Gessy M. Beozzo, EMEF João Alves da Costa, EMEF Dom Walter Binin e CEP Paulo Freire. A expectativa é que 118 alunos participem do projeto até o final do mês de maio.
Reconhecimento
Por meio do “Nascentes de Vida”, a Concessionária foi reconhecida como uma das empresas destaque no setor de infraestrutura pelo Guia Exame de Sustentabilidade 2019. Considerado o maior levantamento de sustentabilidade corporativa do país, a publicação reconhece as empresas e iniciativas de referência no ano, em diferentes áreas. A Exame chegou à lista das 77 melhores empresas, divididas em 19 setores.
O que são os ODS?
A iniciativa vai ao encontro de quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), de um total de 17, sendo: Educação de Qualidade (ODS 4), Água Potável e Saneamento (ODS 6), Ação contra a Mudança Global do Clima (ODS 13) e Vida Terrestre (ODS 15). Os ODS são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.
Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.