Em 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram um câncer de mama. Esse tipo de tumor é o que mais acomete a população feminina brasileira e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas. Também é o câncer que mais mata.
No Brasil, aproximadamente oito mil casos de câncer de mama tiveram relação direta com fatores comportamentais, como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso, não ter amamentado e inatividade física. O número representa 13,1% dos 64 mil casos novos de câncer de mama em mulheres com 30 anos ou mais, em todo o país, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2020.
Diante deste cenário, a Triunfo Transbrasiliana, Concessionária que administra a BR-153/SP, além de apoiar o movimento Outubro Rosa, chama a atenção das mulheres e da sociedade em geral para uma campanha educativa sobre a importância a prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
A campanha será divulgada todos os canais de comunicação da empresa, como cartazes fixados nas cabines das quatro Praças de Pedágios (Onda Verde, José Bonifácio, Lins e Vera Cruz), mensagens nos painéis de mensagem variável (PMV’s) ao longo da rodovia, no site institucional (www.triunfotranbrasiliana.com.br), no Twitter (@br153sp), no Instagram (@triunfotransbrasiliana) e também no LinkedIn.
Diagnóstico precoce
Além do autoexame, a detecção precoce do câncer de mama pode também ser feita pela mamografia, quando realizada em mulheres sem sinais e sintomas da doença. A realização anual da mamografia para mulheres, a partir de 40 anos, é de extrema importância para que a doença seja diagnosticada no início, aumentando as chances de cura.
As mulheres devem ficar atentas ao surgimento nódulos nas mamas, nas axilas ou no pescoço, alterações na textura da pele das mamas e observar qualquer líquido anormal saindo dos mamilos. Identificado um desses sintomas, a indicação é de procurar imediatamente um médico e fazer uma avaliação.