É comum que objetos pessoais, materiais de pequeno, médio e grande porte sejam esquecidos por motoristas ou caiam de veículos durante uma viagem. Todo objeto encontrado pelas equipes de operação e arrecadação da Triunfo Transbrasiliana, Concessionária que administra a BR-153/SP, é catalogado e passa por uma triagem. Aqueles que não possuem utilização e que oferecem risco aos usuários, como ressolagens, galhos e objetos metálicos são recolhidos e destinados corretamente. Os demais objetos como móveis, celulares, roupas, malas, carteiras, documentos, ferramentas e placas de veículos, entre outros, também são recolhidos e deixados à disposição do proprietário no departamento de Ouvidoria da empresa.
Em 2019, mais de 4.600 objetos foram localizados pelas equipes da Concessionária. Deste total, 146 foram encaminhados à Ouvidoria, sendo que apenas 25 foram devolvidos aos seus respectivos donos. “De acordo com o nosso procedimento interno, após a triagem os objetos permanecem conosco por 30 dias. Tentamos localizar o proprietário e caso o usuário não faça a retirada dos objetos neste prazo, eles são descartados, encaminhados à Polícia Rodoviária Federal (PRF) ou destinados aos Correios”, comenta a Ouvidora da Triunfo Transbrasiliana, Pricilla Ratto.
Para verificar se o pertence foi encontrado na BR-153/SP, o usuário deve entrar em contato, gratuitamente, com a Central de Atendimento da Concessionária no número 0800 72 30 153. A entrega do objeto só ocorrerá mediante comprovação de propriedade, sendo necessário o preenchimento um termo de devolução com dados pessoais e assinatura.