A Triunfo Transbrasiliana e a Polícia Rodoviária Federal – PRF, realizam nesta quinta-feira (12), a partir das 13h, na Praça de Pedágio de Onda Verde, na altura do Km 35,8 da BR-153/SP, a “Operação Sobriedade”. A ação, de caráter experimental e educativo, abordará 50 caminhoneiros que serão convidados a realizar testes rápidos para detectar substâncias psicoativas no organismo. O objetivo é educar motoristas sobre os riscos do uso de drogas ao dirigir e prevenir acidentes que possam ser causados por uso de substâncias ilícitas.
Chamado de “drogômetro”, o aparelho lembra um bafômetro e recolhe uma amostra de saliva do motorista. A análise feita pelo aparelho pode detectar até quatro grupos de substâncias, como: cocaína e derivados, anfetaminas, metanfetamina e opioides. O resultado sai em aproximadamente 10 minutos e tem 99,9% de assertividade.
Além de ser um teste que não é invasivo, o drogrômetro é portátil. Dados do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) apontam que mais de 80% dos resultados positivos do exame de larga janela de detecção de substâncias referem-se à utilização de cocaína e seus derivados.
A Triunfo Transbrasiliana mantém uma agenda anual de ações preventivas e educativas com a realização de diversas campanhas de segurança viária. O compromisso vai de encontro aos objetivos da Década de Ação pela Segurança no Trânsito, lançada em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e também a uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).