Com o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância de realizar exames preventivos para diagnosticar o câncer de próstata, a Triunfo Transbrasiliana, que administra a BR-153/SP, lança neste mês a campanha “Sem Medo, Sem Preconceito” em apoio ao movimento mundial Novembro Azul. A campanha contará com a instalação de cartazes nas cabines das quatro Praças de Pedágios (Onda Verde, José Bonifácio, Lins e Vera Cruz), mensagens nos painéis de mensagem variável, divulgação de conteúdo no site institucional (www.triunfotranbrasiliana.com.br), no Twitter (@br153sp), no Instagram (@triunfotransbrasiliana) e também no perfil do LinkedIn.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. No entanto, a recomendação é que os homens, a partir dos 40 anos, façam a combinação de exames preventivos, por meio do toque retal e de dosagem PSA (exame de sangue que avalia a quantidade do antígeno prostático específico), que podem investigar alguma alteração na próstata. Após esse processo e confirmada uma alteração, é solicitado pelo médico uma biópsia para confirmar a doença.
Dos casos de câncer de próstata, 95% deles são diagnosticados tardiamente, em estágio avançado. Por isso é tão importante prevenir-se e descobrir a doença na fase inicial, quando as chances de cura são maiores.
Sem medo, sem preconceito. Faça os exames preventivos!
Novembro Azul
A ideia do Novembro Azul começou em um Pub, na Austrália, em 1999. Um grupo de amigos deixou o bigode crescer durante todo o mês como apoio à conscientização da saúde masculina e de arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade. O mês de foi o escolhido justamente por comemorar no dia 17 de novembro o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.