O respeito ao meio ambiente está entre os valores da Triunfo Transbrasiliana, que permeia suas atividades em todos os setores e regiões em que atua. Além de se empenhar em atender à legislação ambiental vigente, a Concessionária, que administra a BR-153/SP, busca soluções inovadoras que permitam reduzir os impactos negativos de suas atividades. Resultado deste comprometimento é a certificação nas normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, respectivamente Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho.
Uma das iniciativas da empresa é a preservação da fauna silvestre e seu respectivo habitat evitar a perda da biodiversidade. Em setembro deste ano, a Concessionária deu início às obras de implantação de três dispositivos de acesso e retorno em desnível (Km 80,9, Km 84,9 e Km 96,9), que irá melhorar ainda mais o conforto e a segurança dos usuários da BR-153/SP.
Para minimizar os impactos causados pelas obras de infraestrutura, a Triunfo Transbrasiliana conta um programa de preservação ambiental e conservação da fauna silvestre local. O programa de Afugentamento, Resgate e Translocação da Fauna inclui todas as ações necessárias para a destinação ativa de animais que porventura sejam atingidos direta ou indiretamente por eventos impactantes ao meio ambiente. Ele tem como principal objetivo minimizar os impactos a fauna silvestre como a perda de habitat devido ao desmatamento da vegetação por causa das obras de duplicação da BR-153/SP.
Coordenado por biólogos e engenheiros ambientais, o programa é um importante aliado na preservação da biodiversidade regional que busca resgatar, identificar, realocar as espécies, deslocar a fauna e afugentamento de animais, além da soltura dos mesmos em ambientes propícios. O programa inclui ainda a instalação de barreiras físicas entre a vegetação e a faixa de domínio para prevenção de atropelamentos da fauna e os animais resgatados são enviados para clinicas veterinárias parceiras da Concessionária.
Durante a execução do programa nas áreas de intervenções, 24 espécies foram registradas. Deste total, 17 espécies (71%) pertenceram à herpetofauna – conjunto de répteis e anfíbios de uma região –, sendo 14 répteis e 03 anfíbios; 04 (17%) pertenceram ao grupo dos mamíferos e 03 (12%) pertenceram ao grupo das aves.
Em relação aos animais registrados, 58% foram afugentados (14), 38% foram resgatados (09) e destinados a soltura e apenas um encontrado morto. Os animais recolhidos são encaminhados para instituições parceiras do programa, que oferecem atendimento clínico, cirúrgico, exames laboratoriais e de imagem, além de internação e isolamento.
Orientação para evitar atropelamentos
Para evitar atropelamentos de animais, a Concessionária sempre orienta aos usuários respeitar o limite de velocidade e as placas de sinalização existentes ao longo do trecho. Ao avistar um animal próximo à pista reduza a velocidade de forma prudente e informe a Triunfo Transbrasiliana através do 0800 72 30 153. Os motoristas devem redobrar a atenção à noite e em áreas próximas a rios e córregos. Os usuários podem acompanhar as condições de tráfego da BR-153/SP, em tempo real, através do Twitter (@br153sp).