Com o objetivo de treinar equipes operacionais de tráfego e resgate, além de alinhar a integração das instituições envolvidas em atendimento à emergências na BR-153/SP, a Triunfo Transbrasiliana realizou nesta quarta-feira (29) um simulado de atendimento a derramamentos de produtos químicos e perigosos. A ação realizada na altura da praça de pedágio de José Bonifácio (km 99) contou com um cenário de colisão entre dois veículos causando derramamento de carga líquida (combustível) e vítimas múltiplas.
A simulação reuniu mais 60 profissionais e começou quando a informação do acidente chegou ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Concessionária. Logo depois, viaturas de inspeção de tráfego e as unidades de resgate mais próximas e o Corpo de Bombeiros chegaram ao local. O Corpo de Bombeiros conteve o derramamento de combustível com jatos de água.
Em seguida, as equipes de emergência da Concessionária chegaram para retirada e atendimento das vítimas com roupas especiais contra contaminação de produtos perigosos, implantação da sinalização adequada e isolamento da área. De acordo com o Gerente de Operações e Segurança Viária, Vlademir Barradel, o simulado tentar se aproximar de um cenário mais real possível para treinar as equipes de resgate, oferecer ainda mais segurança e o melhor atendimento possível aos usuários da rodovia.
Parte do Plano de Ação de Emergência – PAE da Companhia, a inicitaiva contou ainda com a participação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), ambos de Rio Preto, o Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (Cobom) e alunos do curso técnico de enfermagem Oswaldo Bertazoni de José Bonifácio, que fizeram os papeis das vítimas de acidente durante a simulação.
A Triunfo Transbrasiliana realiza simulações de acidentes anualmente, considerando as mais diversas possibilidades. No último exercício, em junho do ano passado, também foi simulado um acidente com produtos perigos, em Marília. Na ocasião, a atividade teve como cenário um acidente entre um veículo de passeio e um caminhão-tanque transportando óleo diesel.
Em casos de acidentes na BR-153/SP, os usuários podem acionar a Concessionária pelo 0800 72 30 153. O Centro de Controle Operacional (CCO) fica responsável em deslocar os recursos disponíveis e adequados para atendimento das ocorrências.