Para reforçar a importância da doação de sangue e sensibilizar novos doadores, a Triunfo Transbrasiliana apoia a campanha do Ministério da Saúde. O objetivo é fazer com que mais brasileiros tenham a doação de sangue como um hábito, não apenas em datas específicas ou quando conhecem alguém que necessita de transfusão.
Peças da campanha no site da concessionária, no twitter e cartazes nas cabines de pedágio levam a mensagem: “Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa”. A ação também envolve os colaboradores da Concessionária através de mensagens transmitidas pela TriunfoTV, email marketing e newsletter interna.
Atualmente, 1,8% da população brasileira doa sangue. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de que pelo menos 1% da população seja doadora de sangue, o Ministério da Saúde trabalha constantemente para aumentar este índice.
A necessidade de sangue é grande durante todo o ano, e aumenta no período de férias, quando caem as doações e o número de acidentes em estradas de todo o país aumenta. Doar sangue é mais simples do que o que você imagina. Uma pessoa sadia pode realizar pelo menos 1 doação a cada 4 meses, desde que atenda aos critérios listados abaixo.
Pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores (entre 16 e 18 anos), é necessário o consentimento dos responsáveis, e entre 60 e 69 anos a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. É preciso pesar, no mínimo, 50kg e estar em bom estado de saúde.
O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não fumar e não estar de jejum. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto.
A doação é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa, independentemente de parentesco. Atualmente, 32 hemocentros coordenam os 530 serviços de coleta distribuídos por todo o país. Busque um hemocentro mais próximo de você clicando aqui e seja um doador de sangue!