A ação de conscientização sobre a importância do uso do cinto de segurança, realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Triunfo Transbrasiliana, concessionária que administra a BR-153/SP, conscientizou passageiros de ônibus em São José do Rio Preto (SP), no quilômetro 58,2 da rodovia, na terça-feira (31).
Os agentes da ANTT, Paulo Herminio, Marcelo Segantin e Glauco Blangis, coordenaram a blitz educativa, abordando ônibus de viagem para orientar motoristas e, principalmente, passageiros sobre a importância do item de segurança durante toda a viagem. Na abordagem, todos receberam instruções sobre o uso correto do equipamento para evitar lesões em caso de acidente.
A iniciativa, que integra a Política de Sustentabilidade da Triunfo Transbrasiliana, atingiu mais de 100 motoristas e passageiros de ônibus interestaduais. Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Transportes (CNT), somente 2% dos passageiros de ônibus de viagem utilizam o acessório e, de acordo com a Sociedade Brasileira de Traumatologia, o uso do cinto reduz em cerca de 75% o risco de mortes e lesões graves em acidentes de trânsito.
A legislação de trânsito determina a instalação de cintos em todas as poltronas de ônibus fabricados a partir de 1999 ,— e o uso do equipamento de segurança pelos passageiros é obrigatório. E caso os passageiros não estejam utilizando o cinto, o motorista do veículo pode ser autuado.