A Triunfo Transbrasiliana, concessionária que administra o trecho paulista da BR-153, registrou 55.460 atendimentos aos usuários do trecho no seu primeiro ano administrando a rodovia. A estatística inclui atendimentos realizados por todos os recursos da Concessionária nos 365 dias de operação, concluindo uma média de 151 registros por dia.
Do número total de atendimentos, 32.180 deles foram realizados pelos veículos de inspeção de tráfego da Concessionária, 13.666 pelo guincho leve, 2.074 pelo guincho pesado e 6.629 pela unidade de resgate e U.T.I. móvel. O número total ainda inclui 570 acionamentos do caminhão boiadeiro, 294 do caminhão pipa e 47 do caminhão de apoio da Triunfo Transbrasiliana.
O ano de 2015 também registrou queda de 15% no número de acidentes no trecho, na comparação com 2014. No ano passado, de janeiro a dezembro, foram registrados 900 acidentes na rodovia, frente a 1058 ocorrências em 2014. Trata-se de um resultado significativo para a segurança dos usuários do trecho paulista da BR-153, consequência de investimentos realizados pela Concessionária.
Investimentos
No total, a Concessionária investiu mais de R$100 milhões em melhorias na rodovia no ano de 2015. Aproximadamente R$80 milhões foram investidos na obra de duplicação na região de São José do Rio Preto e na recuperação do pavimento dos mais de 320 quilômetros do trecho. Entre os investimentos em conservação, foram mais de R$5,5 milhões na roçada de 2 mil quilômetros ao longo do ano.
O constante investimento na revitalização da sinalização vertical e horizontal, proporcionando segurança ao usuário, totalizou R$1.565,448. A instalação de aproximadamente 9 mil metros de novas defensas metálicas e a drenagem da rodovia também estão entre os investimentos realizados em 2015 pela Triunfo Transbrasiliana.
Comunicação com o usuário
No último ano, o departamento de Comunicação e Sustentabilidade da Companhia realizou mais de 15 campanhas de conscientização com o usuário da rodovia, buscando reduzir o número de acidentes no trecho. As iniciativas têm o objetivo de orientar os motoristas sobre excesso de velocidade, revisão de veículos, uso do cinto de segurança, entre outros temas através de cartazes informativos nas cabines de pedágio, spots em rádio da região e anúncios em jornais.