O programa Multiplicadores em Educação Ambiental da Triunfo Transbrasiliana tem continuidade neste mês de novembro nos municípios de Nova Granada (dias 13 e 14) e em José Bonifácio (dias 16 e 17). A capacitação sobre o meio ambiente para professores da rede municipal de ensino fundamental está no segundo módulo, quando os educadores debatem temas relacionados aos biomas brasileiros.
Composto por quatro módulos de etapas teóricas e práticas, o projeto busca sensibilizar e capacitar educadores da rede pública de ensino através de um processo participativo e com um conteúdo didático novo e relevante à realidade da comunidade. Concluído o Curso, os professores atuam também como protagonistas do processo de educação ambiental dentro da sala de aula.
A iniciativa acontece em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e Educação dos municípios, que viabiliza a seleção e disponibilização dos educadores participantes, do transporte para as visitas práticas e o local para realização das atividades. O Curso já foi concluído nos municípios de São José do Rio Preto e Marília, formando mais de 100 educadores.
Ao final de cada módulo, é desenvolvido o Caderno do Professor, material didático com informações e atividades sobre o tema que auxiliam na disseminação das informações em sala de aula.
O engenheiro ambiental da Concessionária, Wilson Scalfi, conta que a proposta está alinhada a Política da Companhia. “Buscamos levar ensinamentos para adultos e crianças dos municípios lindeiros a rodovia. As praticas apreendidas no curso, que resultam no Caderno do Professor, serão apresentadas para todos os professores da rede municipal de ensino municipal, formando uma cadeia em educação ambiental”, explicou.
Além do programa Multiplicadores em Educação Ambiental, a Companhia desenvolve nove programas ambientais durante todo o ano. A Triunfo Transbrasiliana se compromete em conduzir de forma responsável as interações com o meio ambiente e com a sociedade, buscando minimizar os impactos negativos decorrentes de suas operações e contribuir de modo efetivo para o desenvolvimento sustentável.