Pensando em promover a conscientização das mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Triunfo Transbrasiliana participa da campanha mundial Outubro Rosa. Com o tema “Compramos esta briga”, a ação acontece em conjunto em todas as concessionárias Triunfo.
Para conhecer o assunto de perto, as colaboradoras da Concessionária participaram de um bate papo sobre a doença. Uma convidada especial esteve na sede na Companhia, em Lins/SP, para contar sua luta e como venceu o câncer de mama. Vilma Alexandre Sato, de 48 anos, teve câncer aos 45 e, em depoimento emocionante, falou sobre a doença, o tratamento, a importância de realizar exames de prevenção, a relação com o trabalho, a importância do suporte da família e amigos.
Para chegar até as praças de pedágio e bases de atendimento ao usuário e conscientizar todas as colaboradoras da empresa, um material foi produzido com o depoimento escrito da convidada e veiculado através do Mural Digital, email marketing e wallpaper corporativo. Alinhado ao tema da campanha, o material conta a história real de superação de Vilma. Saindo do tradicional, todas as colaboradoras receberam como presente um esmalte para unhas cor de rosa, simbolizando a campanha.
Durante as sextas-feiras do mês de outubro, quando o uso do uniforme é facultativo, os colaboradores foram convidados a se vestir de rosa para reforçar a luta contra um dos maiores problemas de saúde pública nacional. A iniciativa teve grande aceitação entre os funcionários.
A campanha acontece durante todo o mês de outubro com usuários da BR-153 através de anúncios em jornais e spots em emissoras de rádio da região. Além disso, cartazes com o tema estão afixados nas cabines de arrecadação das quatro praças de pedágio da Concessionária.
Para a coordenadora de Comunicação, Pricilla Ratto, participar do Outubro Rosa é uma maneira de sensibilizar as colaboradoras sobre a importância dos exames preventivos. “As mulheres estão se dedicando cada vez mais à profissão e, algumas vezes, se esquecem de marcar uma consulta médica. Queremos mudar este hábito e lembra-las de cuidar da própria saúde”, afirma.
O câncer de mama tem 95% de cura quando descoberto logo no início. Mas, mesmo assim, é o tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo. E, no Brasil, o número de vítimas cresceu nos últimos anos. Mudar este quadro é a proposta do Outubro Rosa. Para isso, é essencial a conscientização das mulheres de que é necessário realizar exames preventivos constantemente.
Outubro RosaO Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo para disseminar a importância da mamografia, que deve ser realizada anualmente. Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), as evidências científicas sugerem que o autoexame das mamas não é eficiente para o rastreamento e não contribui para a redução da mortalidade por câncer de mama. Dessa forma, a mamografia é a melhor técnica para diagnosticar o câncer precocemente, ou seja, muito antes do aparecimento de sintomas.