A Triunfo Transbrasiliana instalou novos cinzeiros ecológicos para coleta de bitucas de cigarro na sede administrativa da empresa. A ideia do projeto, ainda em fase inicial, é alcançar as sete bases de atendimento ao usuário e as quatro praças de pedágio da Concessionária.
A iniciativa busca combater o hábito dos fumantes de jogar as pontas de cigarro no chão. A bituca têm várias substâncias tóxicas e contribui para o entupimento de bueiros, focos de incêndios, além de trazer riscos para a saúde das pessoas e causar um grande impacto ambiental. Nos novos coletores, a bituca pode ser depositada mesmo estando acesa.
Em parceria com o projeto Bituca Verde, todas as pontas de cigarros recolhidas na Companhia terão a destinação ecologicamente correta. Rotineiramente, elas serão encaminhadas e transformadas em insumo dos fornos da indústria de cimento e reaproveitadas pela indústria de papel.
A coordenadora Facilities, Deise Guedes, destacou que a iniciativa contribuiu visivelmente para a limpeza no ambiente de trabalho. “Além de ser uma iniciativa que colabora para a reciclagem dos resíduos, diminuindo o impacto no meio ambiente, o uso das novas bituqueiras auxilia na limpeza e organização dentro da empresa”, conta. A iniciativa é mais uma forma de sensibilizar os colaboradores para o descarte adequado dos resíduos.
Para conscientizar e incentivar os colaboradores para o uso do novo coletor de bitucas, a equipe de comunicação da Concessionária aborda o tema informando os riscos do descarte incorreto. Uma bituca de cigarro tem mais de 4,7 mil toxinas, leva de 4 a 5 anos para se decompor no meio ambiente, além de causar problemas à saúde e ao meio ambiente.
Fumante há 10 anos, o gerente de Operações da Concessionária, Rodrigo Rocha, aderiu ao projeto. “Nunca tinha visto cinzeiros assim, achei a ideia muito interessante. Além de seguir a Política de Sustentabilidade da Companhia envolvendo a reciclagem, a iniciativa permite a economia de matéria-prima para a fabricação de novos produtos”, conta.
Alinhada à Política de Sustentabilidade da Triunfo Transbrasiliana, a iniciativa visa minimizar os impactos ambientais e melhorar continuamente o desempenho da Companhia. A Concessionária possui a certificação ISO 14001, que estabelece diretrizes sobre a área de Gestão Ambiental na empresa.