A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de São José do Rio Preto e a Triunfo Transbrasiliana, concessionária responsável pela BR-153/SP, em parceria com a Faculdade de Medicina Unilago, finalizaram as ações educativas do “Maio Amarelo na BR-153”, com foco em estudantes da rede municipal de ensino de São José do Rio Preto.
Durante duas semanas, mais de 300 alunos do 9º ano das escolas municipais Luiz Jacob, Darcy Ribeiro, Michel Pedro Sawaya e Roberto Jorge participaram de visitas à base da PRF, localizada no km 69 da BR-153/SP. Na ocasião, os adolescentes receberam orientações sobre segurança viária, assistiram à simulação de atendimento a vítimas de acidentes – conduzida por acadêmicos de medicina da Unilago – e tiveram contato direto com veículos envolvidos em sinistros reais causados por imprudência no trânsito.
A iniciativa teve como objetivo sensibilizar os jovens para a importância da responsabilidade no trânsito, reforçando o lema da campanha de 2025 do Maio Amarelo, promovida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária – ONSV: “Desacelere. Seu bem maior é a vida.” Além das ações presenciais, a Concessionária divulgou, ao longo deste mês, mensagens educativas em seus canais de comunicação, destacando práticas essenciais como: respeito aos limites de velocidade, comportamento seguro ao volante, uso do cinto de segurança, não misturar bebida alcoólica e direção, entre outros.
Sobre o Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução dos acidentes de trânsito. Criado em 2014, a iniciativa foi inspirada pela Organização das Nações Unidas – ONU, que proclamou em 11 de maio de 2011 a Década de Ação para a Segurança no Trânsito. A cor amarela simboliza atenção e sinalização de advertência, reforçando o compromisso com a preservação da vida nas vias.