Atender uma ligação, enviar uma mensagem de texto, áudio ou ver uma notificação na tela do celular são atitudes que podem ser fatais tanto para o motorista quanto para os passageiros. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o simples ato de utilizar o celular ao volante aumenta em 400% o risco de acidentes, reduzindo significativamente o tempo de reação do condutor. Essa atitude, além de causar desatenção, retarda em três segundos a recuperação da atenção total do motorista. Ou seja, digitar uma mensagem a 80 km/h equivale a dirigir com os olhos fechados por 100 metros.
Outro dado importante, da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), aponta que o uso do smartphone é a terceira maior causa de mortes no trânsito brasileiro. Diante de números tão preocupantes, a Triunfo Transbrasiliana, Concessionária que administra a BR-153/SP, lança neste mês a campanha educativa “Não utilize o seu celular enquanto dirige. Sua vida é mais importante!” O objetivo é conscientizar os motoristas que manusear o celular ao volante pode resultar em situações trágicas no trânsito.
A campanha será divulgada em todos os canais de comunicação da empresa, incluindo cartazes fixados nas cabines das quatro praças de pedágio (Onda Verde, José Bonifácio, Lins e Vera Cruz), no site institucional (www.triunfotransbrasiliana.com.br), no X (@br153sp), no perfil no Instagram (@triunfotransbrasiliana), no LinkedIn e também em mensagens nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) ao longo do trecho.
A Triunfo Transbrasiliana realiza constantemente ações e campanhas educativas para reduzir o número de vítimas no trânsito, indo ao encontro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Noções Unidas – ONU. Os ODS são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030, entre eles a meta 3.6 – Até 2030, reduzir pela metade as mortes e lesões por acidentes no trânsito.
Infrações e multas
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os motoristas que forem flagrados pelas autoridades de trânsito segurando ou manuseando o celular enquanto dirigem, terão que desembolsar R$ 293,47 em multa (infração gravíssima), além de acumular sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação – CNH.