Além de afetar diretamente a saúde, o bem-estar e levar milhares de pessoas a óbito, o cigarro é um vilão também quando falamos de meio ambiente. Uma simples bituca de cigarro, feita de acetato de celulose, pode levar dezenas de anos para se decompor, contaminando o solo e lençóis freáticos.
A Triunfo Transbrasiliana, Concessionária que administra a BR-153/SP, reforça o compromisso com a sustentabilidade de seus negócios e disponibiliza bituqueiras em todas as suas Bases de Serviços Operacionais (BSOs) ao longo da rodovia. A iniciativa é uma solução para que os motoristas não joguem bitucas de cigarro pela janela, contribuindo para a preservação do solo, da biodiversidade e redução de focos de incêndio.
A cada dois meses, todos os filtros descartados nas bituqueiras são recolhidos e reciclados, passando por um processo químico em que se transformam em massa de celulose, que é a base para se fazer o papel. Depois, os papéis reciclados são doados para instituições e escolas que fazem e um trabalho de inclusão social com a confecção de artesanatos, gerando renda para as comunidades.
Somente em 2023, mais de 35 mil bitucas foram coletadas e recicladas. O número significa que 22 mil litros de água deixaram de ser contaminados pelas sustâncias tóxicas do cigarro.
Nas sete bases ao longo da rodovia também são disponibilizadas para os motoristas, gratuitamente, sacolinhas de câmbio para o armazenamento de lixo durante as viagens e lixeiras de coleta seletiva.
Pacto Global da ONU
Signatária da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas – ONU, a Concessionária busca alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As bituqueiras ecológicas vão ao encontro do ODS 12.5 – Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso. Os ODS são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.
Confira o vídeo!