Notícias
Pesquisar
Triunfo Transbrasiliana reforça campanha educativa sobre os riscos de combinar álcool e direção



Notícias de acidentes de trânsito com vítimas fatais envolvendo o uso de álcool são frequentes. Segundo o Relatório Global sobre Álcool e Saúde (OMS, 2018), estima-se que 370 mil mortes no trânsito, no mundo, foram atribuídas ao álcool. Cerca da metade dessas vítimas (187 mil) não eram os próprios motoristas, mas sim passageiros e pedestres.

Diante desta realidade, a Triunfo Transbrasiliana reforça neste mês de fevereiro e, principalmente, durante o feriado prolongado de carnaval, a campanha “Você sabe o que deve ser feito”, que chama a atenção dos usuários da BR-153/SP sobre os perigos da combinação álcool e direção.

De acordo com o Diretor de Engenharia e Operações da Concessionária, Rodrigo Barboza, “mesmo pequenas quantidades de álcool afetam a habilidade de direção dos motoristas. Reações mais lentas do que o normal e a falta de noção quanto à velocidade do próprio carro e de outros veículos podem ser fatais ou deixar graves sequelas”, reforça.

Vale lembrar que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, dirigir sob a influência de álcool, independente da concentração, ou recusar-se a fazer o teste do bafômetro, é uma infração gravíssima, com pena de multa de R$2.934,70, suspensão do direito de dirigir por um ano, recolhimento da CNH e retenção do veículo. Além de infração de trânsito, dirigir sob a influência de álcool é crime, sujeito a pena de detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter CNH.

A campanha educativa será divulgada em todos os canais de comunicação da empresa como cartazes fixados nas cabines das quatro praças de pedágio (Onda Verde, José Bonifácio, Lins e Vera Cruz), mensagens de conscientização nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMV´s), além de informações nas redes sociais como o LinkedIn, Instagram (@triunfotransbrasiliana) e perfil no Twitter (@br153sp).

Atendimento aos usuários

A Triunfo Transbrasiliana sempre orienta seus usuários que não consumam bebida alcoólica antes de dirigir. Se for viajar, verifique as condições do veículo antes de pegar a estrada e confira os equipamentos de segurança. Em casos de emergência, os usuários podem entrar em contato com o 0800 72 30 153. Deficientes auditivos ou de fala devem ligar para 0800 770 53 53. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana.

Segurança viária

A Concessionária mantém uma agenda anual de ações preventivas e educativas, com a realização de diversas campanhas de segurança viária. O compromisso vai de encontro aos objetivos da Década de Ação pela Segurança no Trânsito, lançada em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e também a uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Objetivo Global número 3, por meio da meta 3.6, busca reduzir pela metade as mortes e os ferimentos globais por acidentes em estradas até esse ano.

Os ODS são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável do planeta, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.
 


Fonte: Triunfo Transbrasiliana
03/02/2020 às 07:15