Notícias
Pesquisar
Triunfo Transbrasiliana é destaque no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes



Na última terça-feira (9), a Triunfo Transbrasiliana participou de um importante evento promovido pela Childhood do Brasil. A instituição, fundada pela Rainha Silvia da Suécia, promoveu em São Paulo, um debate com a pesquisadora da The Economist Intelligence Unit, Katherine Stewart, junto a integrantes da iniciativa privada e organizações da sociedade civil sobre o levantamento Out of the Shadows Index (em português, Índice Fora das Sombras – https://outoftheshadows.eiu.com).

Uma das principais conclusões do estudo é que a violência sexual infanto-juvenil ocorre em todos os lugares, independentemente do status econômico de um país ou a qualidade de vida dos seus cidadãos e a única estratégia eficaz para enfrentar essa violação é quando governos, sociedade civil e setor privado atuarem juntos. O Brasil ocupa a 11ª posição no levantamento de enfrentamento da exploração sexual infantil, que é liderado pelo Reino Unido, seguido por Suécia e Canadá.

Durante o evento também foi lançado o Projeto Soluções & Ferramentas, criado pela Childhood do Brasil no âmbito do Programa Na Mão Certa, que visa estimular práticas empresariais mais avançadas no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes oferecendo para as empresas, soluções em termos de ferramentas e assessoria, para que elas possam ampliar sua atuação na causa, reconhecendo-a como um valor para os negócios e envolvendo diferentes públicos de sua cadeia de negócios. A publicação conta com nove cases de sucesso que apontam avanços empresariais no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes, sendo um deles o projeto “Agentes de Proteção”, da Triunfo Transbrasiliana.

O projeto desenvolvido pela Concessionária, em parceria com o Instituto Triunfo, capacitou 80% dos profissionais da empresa, em 2018, em Agentes de Proteção no combate à exploração sexual infantil e foi o único da categoria Lideranças e Público Interno selecionado para o evento. As outras duas categorias, Comunidade e Rede de Proteção, foram representadas pelas empresas InterCement e Duratex, respectivamente.

Para o Diretor Administrativo, Financeiro e Relações com Investidores da Triunfo Transbrasiliana, Marcos Pereira, o case “Agentes de Proteção” reforça a importância do papel de cada um na luta contra as violações de direitos de crianças e adolescentes. “Entendemos que contribuir para o desenvolvimento social das regiões onde atuamos também é responsabilidade nossa. Ao sensibilizar nossos profissionais sobre o tema contribuímos para fazer a diferença no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, principalmente nas rodovias. Além de capacitar grande parte do nosso quadro de profissionais, criamos e implementamos um procedimento operacional interno para orientar quanto a denúncias e registro de casos.”, concluiu o Diretor da Concessionária.

Desde 2015, a Triunfo Transbrasiliana faz parte do Programa Na Mão Certa e recebe há quatro anos consecutivos o Certificado de Reconhecimento por suas ações em defesa da infância e contra a exploração de crianças e adolescentes em rodovias brasileiras. A iniciativa vai diretamente ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU),  e reforça o compromisso da Companhia perante à causa, com destaque para as metas 5.2, 8.7 e 16.2 que trazem de maneira tácita e clara o enfrentamento ao problema do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Sobre a Childhood Brasil
 
A Childhood Brasil é uma organização brasileira que faz parte da World Childhood Foundation, instituição internacional criada em 1999 pela Rainha Silvia da Suécia.  O seu foco de atuação é a proteção da infância e adolescência contra o abuso e a exploração sexual. A organização se tornou referência no país pois já desenvolveu e apoiou projetos que vêm transformando a realidade da infância brasileira vulnerável à violência, dando visibilidade e dimensão ao problema, implantando soluções efetivas adotadas por setores empresariais, serviços públicos e educando a sociedade em geral. Para mais informações, acesse o site: www.childhood.org.br.
 





Fonte: Triunfo Transbrasiliana
10/04/2019 às 00:00