Notícias
Pesquisar
Estudantes de Promissão e Guaiçara vão participar do projeto “Nascentes de Vida”



A Triunfo Transbrasiliana é comprometida em conduzir de forma responsável as interações com o meio ambiente e com a sociedade. Além de se empenhar em atender à legislação ambiental vigente, a Concessionária, que administra o trecho paulista da BR-153, busca soluções que permitam reduzir os impactos de suas atividades. Uma dessas iniciativas é o projeto de educação ambiental “Nascentes de Vida”.

O projeto, que teve início em 2018, tem o objetivo de conscientizar de forma interativa e pedagógica alunos da rede municipal de ensino sobre a importância de preservar recursos hídricos. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Lins, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, e também com a empresa AES Tietê, o projeto já atendeu mais de 1 mil alunos da rede pública.

Dessa vez, na semana em comemoração ao Dia da Árvore (21/09), aproximadamente 160 estudantes dos municípios de Promissão e Guaiçara irão participar do “Nascentes de Vida”, entre os dias 18 e 19 de setembro. Os alunos irão fazer uma trilha ecológica no Horto Municipal de Lins para conhecerem de perto uma nascente, entender a importância dela no ecossistema, saber mais sobre o ciclo da água e, para finalizar, participarão de uma oficina para confecção de miniterrários, que reproduzem os ecossistemas terrestres em pequena escala. Até o final deste ano, a previsão é que mais de 1 mil alunos da rede pública participem das visitas guiadas ao Horto Municipal.

Compromisso com o Meio Ambiente
 
Comprometida com a sustentabilidade, a Triunfo Transbrasiliana também faz parte da Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que engaja o setor empresarial em ações voltadas ao alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), até 2030.

Além do projeto “Nascentes de Vida”, a Concessionária desenvolve dez programas ambientais e trabalha na reposição florestal de uma área de 35 hectares com o plantio de mais de 70 mil mudas de espécies nativas em Iacanga, às margens do Rio Tietê. A iniciativa, em parceria com a AES Tietê, gera impactos positivos para a região como a formação de corredores ecológicos, aumento da biodiversidade e a redução da poluição.

Todas estas ações contribuem para o atingimento do ODS 15, que busca proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e a perda de biodiversidade.
 


Fonte: Triunfo Transbrasiliana
13/09/2019 às 09:19